UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

Os primeiros colonizadores italianos que habitavam no sul do estado de Santa Catarina com suas famílias, no sonho de uma vida nova, aproveitam a oportunidade que lhes foram colocadas pelas companhias colonizadoras e buscam novas terras para habitar. Como a estrada de ferro estava em funcionamento e a companhia colonizadora estava com as terras a vendas este sonho se torna realidade.

Esses  pioneiros agricultores, semi-analfabetos  vieram em busca de terra fértil que produzissem o sustento para suas famílias. A falta de comunicação e transporte contribuiu para que a nova colonização retardasse o seu crescimento e mantivesse as características de um núcleo essencialmente rural até a década de 1940, quando surgiram algumas empresas comerciais e industriais. Com isso o núcleo urbano começou a tomar forma e surgiu um movimento para elevar a pequena localidade à categoria de Distrito do município de Videira em 31 de dezembro de 1943.

Em 15 de dezembro de 1961 atendendo ao desenvolvimento da localidade, a população reivindicou a elevação à categoria de município.

ORIGEM DO NOME

Em 1923 quando iniciou a colonização da localidade, a denominaram de ENCRUZILIADA, que teve sua origem em virtude de um cruzamento de duas estradas construídas a dois riachos que formam a barra no centro da cidade.

Anos depois o nome muda para o atual nome: Arroio Trinta. Como o alimento principal para o sustento dos colonizadores era a polenta, alimento este derivado do milho, era necessário a moagem, mas como não existia no local um moinho, os moradores faziam um percurso de 18 km a pé, ou a cavalo, até uma comunidade denominada Bom Sucesso, transportando o milho para ser transformado em farinha.

Para chegar até o moinho, era necessário cruzar 30 vezes sobre o mesmo riacho. Daí o atual nome de ARROIO TRINTA.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Arroio Trinta localiza-se a uma latitude 26º55'58" sul e a uma longitude 51º20'21" oeste, estando a uma altitude de 840 metros, sendo que algumas montanhas no interior chegam a 1.350 m em relação ao nível do mar. Sua população estimada em 2004 era de 3 570 habitantes. Possui uma área de 112 km², população estimada em 3.627 hab. est. IBGE/2008, densidade 32,3 hab./km².

Sua localização é no Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina no Alto Vale do Rio do Peixe e integra a Associação dos municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP). Os acessos a Arroio Trinta são através da SC-453 até Videira a uma distância de 30 km e o acesso ao município de Treze Tílias é via estrada não pavimentada. Fica distante da capital catarinense cerca de 430 km. O Clima predominante é o Mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 17°C. Cidades próximas são: Macieira, Treze Tílias, Salto Veloso, Iomerê, Videira, Joaçaba.

ASPECTOS AMBIENTAIS

                Arroio Trinta possui uma rede de 100% de tratamento e distribuição de água e 80% de coleta e tratamento de esgoto. No ano de 2003 foi adquirido pelo poder público municipal um terreno com 26,0 hectares de mata virgem que será transformado em Reserva Ambiental com objetivo de Preservação e também de Educação com a implantação da Escola Ambiental. Possui um hospital de pequeno porte, mas que oferece serviços padrões e também Ultra-sonografia e eletrocardiograma.

 

 ASPECTOS SOCIOLÓGICOS

Arroio Trinta possui um índice de alfabetização de 95,4%, sendo que tem o ensino infantil, médio e fundamental.

Trabalha muito o lado social, dando dignidade e orgulho para os seus munícipes através de diversos Programas como: Clube de Mães, Plantão Social, Portadores de Deficiência, Socialização de Idosos, Prestação de serviços a Comunidade, Liberdade Assistida Comunitária, Bolsa-Família que atende cerca de 65 famílias e demais ações sociais

ASPECTOS ETNICOS-CULTURAIS

                A colonização predominante é a italiana, mas tendo destaque para as etnias alemã, polaca e antes da colonização a população era formada por caboclos e de mestiços indígenas.

                A tradição italiana é mantida na cidade através da música, da dança e de intercâmbios com a Itália.

O processo migratório foi de extrema importância par a formação da cultura arroiotrintense e brasileira, onde ao longo da história, incorporou características nos quatro cantos. Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: a língua, a culinária, as técnicas agrícolas, as batidas musicais, as danças e muito mais.

                Com a colonização do município por italianos, Arroio Trinta destaca-se pelas tradições italianas. Aproximadamente 97% da população é formada por descendente de italianos. Foi por isso que, no ano de 1990, com o apoio da Prefeitura Municipal, foi fundado o Centro de Tradições Italianas de Arroio Trinta ( Vênetos, Friuliana e Bérgamo), para resgatar, vivenciar e divulgar as tradições através de várias manifestações que orgulham o município:

                A Banda Musical, Orquestra Infantil de Flautas, Grupo de Teatro, Coral Adulto, Grupo de Cantos dos Nonnos, Grupo de Danças das Nonnas, Grupo de Danças Infantil Ballo di Bambini, Grupo de Danças Infanto-Juvenil Ballo Giovani,  Grupo de Danças Adulto Danc’Itali, Musical Família Paganini especializada em músicas italianas, além da culinária típica italiana, língua italiana e a tradicional FESTIVITÀ ALL`ITALIANA.

                Todos esses grupos recebem apoio da administração municipal e estão a disposição de eventos em todos os município da região sul e sudeste do Brasil, sendo que os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.

                A cultura na origem Italiana é assunto sério. Arroio Trinta foi à primeira cidade do mundo, fora da Itália, a incluir no currículo escolar a língua italiana como disciplina obrigatória, ministrada desde a educação infantil até o ensino médio e em todas as escolas do Município. Mas além da cultura italiana, temos outras entidades com diferentes tradições que desenvolvem ações culturais e sociais.

                 Assim Arroio Trinta conta com: Associação dos Motoristas, Associação Vêneta, CTG Tropeiros da Tradição, Lions Clube, ACIAT (Associação Comercial, industrial e agrícola de Arroio Trinta), Clube da Polenta, APE (Associação dos Profissionais da Educação), JUCAT, Associações Comunitárias, Clube Cruzmaltino, Clube do idoso, Sindicato Rural e outras.

                 Graças a todas as entidades, temos um município de múltiplas cores e sabores. Um povo lindo com cultura diversificada e de grande valor histórico. Arroio Trinta tem no seu slogam e é reconhecida como “A CAPITAL CATARINENSE DA CULTURA ITALIANA”, visite e emocione-se.                                           

*Escrito por Juliar Luiz Manenti